Doces






Doçaria portuguesa. A cada dia mais afamada, vem de longe a sua história.
As freiras dos tantos e tantos conventos que aquela terra possui tinham muitos tecidos a engomar, e para isso usavam as claras dos ovos. Sobravam-lhes as gemas.
A alternativa experimentada, e desde então adotada como um quase patrimônio nacional, foi misturar as gemas com açúcar, amêndoas, natas, nozes, vinho do Porto, e tantas outras delícias - mesmo as inusitadas, como banha, feijão, toucinho...
Assim surgiram séculos atrás as maravilhas que hoje preparamos em nossa cozinha:
- Pastel de Nata - também conhecido como Pastel de Belém, é o nosso carro-chefe. O mais tradicional e famoso dos doces portugueses, apresenta-se com massa folhada estaladiça, recheio cremoso e superfície queimada - de nossa parte, recomendamos bem queimada... E de nada adianta perguntar de que é feito. Cada mestre pasteleiro que desenvolve uma receita de pastel de nata guarda-a a sete chaves. Aqui na De Além Mar, apenas três pessoas conhecem a receita, mãe e filhas.
- Pastel de Santa Clara (original) - uma fina massa recheada com ovos moles e amêndoas. A propósito: esqueça a goiabada, apesar de muito gostosa, é uma criação brasileira.
- Pastel de Santa Clara do Convento de Coimbra - doce com nome e sobrenome, trata-se de um recheio de ovos moles e amêndoas, envolto em massa amanteigada.
- Pastel de Feijão - o feijão branco confere a consistência do recheio, mas o sabor é das amêndoas.
- Queijinho do Céu - ao morder a camada externa, elaborada com amêndoas ou nozes, surge um recheio cremoso de ovos moles. Celestial.
- Queijadas de Sintra - queijo fresco misturado a uma generosa dose de canela conferem um sabor surpreendente.
- Mimo - com textura que se assemelha muito a um quindim, porém com nozes ou amêndoas a substituir o coco.
- Bolo de Mel da Ilha da Madeira, receita original da avó materna, madeirense, que utiliza em sua confecção mel, vinho do Porto, frutos secos e especiarias. Firme mas bastante úmido.
- Bolo de Bolacha - Camadas intercaladas de bolachas embebidas em café e creme de manteiga.
- Tarte de Amêndoas Alentejana - base amanteigada coberta de amêndoas laminadas gratinadas.
- Toucinho do Céu - uma tarde elaborada com farinha de amêndoas e doce de gila.
- Tarte de Frutas Secas - recheio de figos, damascos, maçãs e passas embebidas em aguardente.
- Tarte de nozes - recheio de nozes e passas brancas.
- Tarte de Santiago de Compostela - recheio de amêndoas moídas e canela.
- Torta de Laranja - também receita de família, uma das mais pedidas. Quase cremosa, com um leve toque amargo da laranja.
- Torta de Azeitão - como um pão-de-ló, porém mais leve, úmido e macio, recheado com ovos moles (original), nozes ou amêndoas.
- Pudim Abade de Priscos - um pudim feito com ovos, especiarias, vinho do Poto, e um pequeno segredo que só contamos para os que experimentam.
- Salame de Chocolate - elaborado com cacau, chocolate meio amargo, manteiga, bolachas e aguardente bagaceira. O nome se dá devido à aparência de salame fatiado.


Pastel de Nata (Belém)


Queijadas (Sintra)

Salame de Chocolate
Pastel de Feijão e Amêndoas
Bolo de Mel da Ilha da Madeira
Torta de Laranja
Tarte de Amêndoas Alentejana


Torta de Azeitão








De Além Mar © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto
Topo